Eleições: como usar o e-Título? Veja o tutorial e entenda o recurso

Aplicativo pode substituir documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao TSE. Emissão e-título estará suspensa em 2 de outubro

Primeiro de tudo: o que é o e-Título?

O e-Título é um aplicativo pelo qual o votante pode ter acesso à via digital do título de eleitor. Nele, é possível encontrar diversas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação. Usuários de Android e do IOS podem baixá-lo gratuitamente.

Agência Brasil

Para que serve o e-Título?

Além de apresentar diversas informações eleitorais, o título eletrônico substitui o impresso nas eleições de 2022 - a única ressalva é que a biometria do usuário deve estar em dia com a Justiça Eleitoral. Caso o aplicativo não apresente nenhuma foto, é necessário levar um documento de identificação com foto para a votação.

Jayme Campos/TSE

Emissão suspensa no domingo

Os eleitores que querem usar o e-Título não podem deixar para baixá-lo de última hora: a emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno. O iG fez um guia sobre o aplicativo para você conhecer o aplicativo. Confira →

Reprodução/TSE

Página inicial

Após fazer o cadastro com suas informações pessoais, você terá acesso à pagina inicial do aplicativo. Nela, você tem os seus dados pessoais (como o nome e número do título), além da zona, seção e município onde poderá votar.

Reprodução/Google Play

Onde votar

Pelo e-Título, você pode conferir mais detalhes sobre o seu local de votação. Basta selecionar a opção "onde votar". Em algumas cidades, o título de eleitor digital fornece dados geográficos sobre o local de votação. É possível copiar o endereço para conferi-lo em outros aplicativos de geolocalização.

Reprodução/Montagem iG

Notificações

A aba de notificações traz atualizações sobre o aplicativo, lembretes sobre as eleições e outros avisos.

Montagem iG/Reprodução TSE

Mais opções

Na aba de mais opções, é possível emitir certidões eleitorais, justificar o voto e consultar débitos com a Justiça Eleitoral. Também é possível verificar a autenticidade de seus documentos e se inscrever para atuar como mesário voluntário.

Montagem iG/Reprodução TSE

Configurações do aplicativo

Ainda na aba 'mais opções', você pode tirar suas dúvidas sobre o e-Título, alterar suas informações e até mesmo apagar os dados do aplicativo.

Reprodução/TSE

Pardal

Outro aplicativo da Justiça Eleitoral é o 'Pardal', que permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais. O recurso já apresenta recorde de denúncias e ultrapassou a média de mil denúncias por dia na última uma semana.

Reprodução Youtube 28.09.2022