O diretor-geral da Fundação FHC, Sergio Fausto, afirmou que vai votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição. Segundo Fausto, a escolha do petista já no 1º turno seria pela ameaça à democracia e a crise ambiental.
“Estamos diante da mais séria ameaça à democracia desde que ela foi reconquistada quase 40 anos atrás. E da maior crise ambiental da nossa história, que põe em risco a Amazônia e o nosso lugar no mundo”, disse o cientista político.
Fausto ainda afirmou que o Brasil precisa de uma “ampla frente de forças políticas para assegurar a democracia, defender o meio ambiente e recuperar o respeito pelo Brasil no sistema internacional”. E, “neste momento, Lula se mostra o mais apto para liderá-la.”
A Fundação FHC foi criada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em maio de 2004. Trata-se de um centro de memória histórica e de debates sobre a democracia e o desenvolvimento.
O PSDB foi o principal adversário do PT em 1994, quando FHC foi eleito presidente pela 1ª vez. Lula tem tentado atrair o apoio de tucanos descontentes com a situação do partido. O vice de sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), é egresso do PSDB.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.