Presidente do Senado diz ser inimaginável ter que defender o Judiciário de ataques sem fundamento
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 23/03/2017
Presidente do Senado diz ser inimaginável ter que defender o Judiciário de ataques sem fundamento

O presidente do Senado,  Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que é “inimaginável” ter que defender o Poder Judiciário de “ataques absolutamente sem fundamento”. A declaração enfática em defesa da democracia foi dada na noite desta quinta-feira durante a abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador, na Bahia. 

“É inimaginável pensar também que a essa altura nós estejamos a defender instituições, a defender o Poder Judiciário de ataques absolutamente sem fundamento algum, sem laço probatório, sem razoabilidade”, afirmou.

Pacheco tem feito cada vez mais falas incisivas desde a última crise entre Poderes, cujo estopim foi o indulto presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). 

O parlamentar bolsonarista recebeu o perdão do mandatário menos de 24 horas depois de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incitar à violência contra ministros da Corte. 

Poucos dias depois do caso, Bolsonaro também participou de atos cujas pautas defendiam o fechamento do Supremo e intervenção militar — manifestações que foram chamadas por Pacheco de “anomalias graves”.  


Sem citar o nome de Bolsonaro no discurso que fez no evento, o presidente do Senado afirmou que a defesa da democracia deveria ser feita por “todos, sem exceção”:  

“É difícil pensar que em pleno ano de 2022, com todos os problemas que temos no país, ainda precisamos ter a energia necessária para defender a democracia, que já está assimilada na sociedade e que, na verdade, devia ser uma defesa de todos sem exceção. Porque é a única forma de nós convivemos de forma harmônica e com algum progresso no nosso país.”

Por fim, Pacheco condenou ataques antidemocráticos e pregou o respeito e harmonia entre os Poderes: 

“Nesse ambiente que nós estamos hoje, de certa instabilidade, de ataques antidemocráticos, de arroubos que parecem popular para um determinado grupo mas que na verdade são atentados muito nocivos à sociedade brasileira, nós temos uma obrigação da união, do respeito.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!