Encontro acontece após Fux se reunir com Rodrigo Pacheco
Cristiano Mariz / Agência O Globo
Encontro acontece após Fux se reunir com Rodrigo Pacheco

Diante  do estremecimento na relação entre o  Supremo Tribunal Federal (STF) e as Forças Armadas, o presidente da Corte, Luiz Fux, se reuniu nesta terça-feira com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Oliveira. Os encontro ocorre logo após Fux ter se encontrado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

As reuniões desta terça-feira ocorrem após uma semana de tensão na Praça dos Três Poderes, motivadas pelo indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Siveira (PTB-RJ), medida considerada uma afronta ao Supremo, e a declaração do ministro Luís Roberto Barroso de que as Forças Armadas estão sendo "orientadas a atacar e desacreditar o processo eleitoral". 

A afirmação foi rebatida em nota pelo Ministério da Defesa, que acusou o magistrado de ser "irresponsável" por fazer tal afirmação.

Após a declaração de Barroso, Bolsonaro também voltou a questionar, sem provas, a confiabilidade das urnas eletrônicas e defendeu que as Forças Armadas façam uma apuração paralela.

Antes de se reunir com o presidente do STF, o general Paulo Sérgio Oliveira esteve duas vezes com Bolsonaro na manhã desta terça-feira. Primeiro, esteve na reunião do Alto-Comando do Exército. Em seguida, houve um encontro com os comandantes das três Forças no Ministério da Defesa. 

Cotado para vice de Bolsonaro na reeleição, general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, participou dos dois encontros.  Os compromissos não constavam na agenda oficial do presidente.

Leia Também

Oficiais do Exército minimizaram a presença de Bolsonaro na reunião do Alto-Comando, justificando que a participação dele tem ocorrido com regularidade desde o início do mandato. 


De acordo com integrantes da Força, Bolsonaro viu uma apresentação rápida sobre projetos em andamento do Exército e questões orçamentárias.  As reuniões da cúpula da Força são marcadas com um ano de antecedência.

Já o Ministério da Defesa, no início da tarde, publicou nas redes sociais uma foto da reunião de Bolsonaro com o ministro Paulo Sérgio e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.  Na publicação, a pasta informa apenas que  “na ocasião, foram discutidos assuntos de interesse da Defesa Nacional”.

Nos comentários, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), uma das principais aliadas do presidente, escreveu: “Espero que o assunto da transparência tenha sido pauta.”  Questionado se as eleições foram temas da conversa, o Ministério da Defesa não respondeu.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!