Bolsonaro ainda não cumprimentou Boric, novo presidente do Chile

Mais de 20 horas depois do anúncio da eleição de Gabriel Boric como novo presidente do Chile, o presidente brasileiro ainda não cumprimentou o esquerdista por sua vitória

Foto: Reprodução
Bolsonaro ainda não cumprimentou Boric, novo presidente do Chile

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não cumprimentou Gabriel Boric,  recém eleito presidente do Chile. Já se passaram mais de 20 horas do anúncio da eleição de Boric como novo presidente chileno. Bolsonaro é o único líder entre os nove maiores países da América do Sul que ainda não cumprimentou o novo mandatário chileno.

Aos 35 anos,  o ex-líder estudantil Gabriel Boric é o presidente mais jovem eleito na história do Chile. Ele estreou como deputado em 2014 e estava no segundo mandato.

Foto: Reprodução
Gabriel Boric é eleito presidente do Chile

Boric derrotou o candidato de extrema-direita José Antonio Kast, candidato favorito da ala bolsonarista. Foram 55,86% dos votos válidos para Boric, contra 44,14% de Kast.

Com exceção de Bolsonaro, todos os demais presidentes dos oito maiores países da América do Sul cumprimentaram Boric publicamente por sua eleição.

Lula e Dilma 

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) comemoraram a vitória de Gabriel Boric. Para ambos, o resultado significa uma vitória da democracia e da luta contra o autoritarismo no continente.