Lula reforça apoio a Freixo no Rio
Reprodução/Twitter Lula - 28.03.2022
Lula reforça apoio a Freixo no Rio


Em reunião fechada com lideranças do PT no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a chapa do partido para as eleições no estado seja formada pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), para Palácio Guanabara, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT-RJ), para o Senado. Segundo lideranças petistas presentes no encontro, o foco para a campanha no estado será nacionalizar o debate eleitoral e um dos temas centrais será a alta dos preços dos combustíveis, assunto visto como estratégico pelo fato do Rio ser o maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil.

Participaram do encontro partidário a presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, além de membros do diretório fluminense do partido e cerca de 80 pré-candidatos da sigla para os cargos de deputado federal e estadual. Entre eles estavam Benedita da Silva, Lindbergh Farias, Wadih Damous e Leonel Brizola Neto. 

A exigência do PT da vaga ao Senado para compor a aliança com Freixo complica o caminho da candidatura do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), que planeja concorrer ao Senado. Após a reunião desta segunda, Gleisi afirmou que é legítimo o pessebista fazer seus movimentos. Porém, descartou que o PSB fique com a indicação para as duas vaga majoritárias no Rio.

“Obviamente que o PT quer compor a chapa. Desde o início nós dissemos que queríamos indicar o Senado, que é a candidatura do André Ceciliano. O PSB sabe disso “, disse a presidente do PT na saída da reunião.

Nos bastidores, Molon vem tentando convencer os petistas de que sua candidatura é a mais viável do campo da esquerda para disputar a cadeira de senador. Apoiado por pesquisas que mostram ele como o candidato esquerdista com mais intenções de voto, o deputado ainda acredita que poderá chegar a um consenso em torno de sua candidatura com as lideranças petistas.


Segundo o presidente estadual do PT, João Maurício, o atual acordo prevê que Lula suba apenas nos palanques de Freixo e Ceciliano. Porém, o apoio de outros candidatos que tentem se associar ao petista é bem visto pela campanha. Ele afirmou que a estratégia no Rio será nacionalizar o debate eleitoral, contrapondo os governos petistas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus representantes no estado.

“Nós vamos fazer o debate sobre quem foi melhor para o Rio, Lula ou Bolsonaro? O que o Bolsonaro fez para o Rio, fez para a Baixada Fluminense? Nada”, disse João Maurício. 

Reunião com prefeitos
No fim da tarde, segundo publicou a revista "Veja", uma caravana de prefeitos próximos a Bolsonaro do estado do Rio chegou para um encontro com Lula no hotel onde o ex-presidente está hospedado.

Entre eles estavam representes da Baixada Fluminense, região vista como estratégica pelo seu grande colégio eleitoral. Washington Reis (MDB),  prefeito de Duque de Caxias e aliado do governador Cláudio Castro (PL) foi um dos presentes no encontro.Também esteve presente o líder do União Brasil no Rio e mandatário de Belford Roxo, Waguinho, além de  Rogério Lisboa, prefeito de Nova Iguaçu.

Na terça-feira, Lula irá se encontrar com lideranças do setor de combustíveis e entidades como a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A alta no preço dos combustíveis e a política de preços da Petrobras é um tema que vem sendo estrategicamente abordado pelo petista em suas manifestações públicas.

A agenda é um dos focos no giro do petista pelo Rio, estado com importante indústria de petróleo e gás. Em evento público em Niterói, no último sábado, Lula dedicou grande parte de seu discurso para criticar a política de preços adotada pela Petrobras, que regula o preço dos combustíveis no Brasil segundo a variação do mercado internacional. Ele afirmou que, caso eleito, vai “abrasileirar o preço do combustível”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!