Além de Marielle: políticos que foram mortos nos últimos 5 anos

A morte de Marielle Franco chocou o Brasil e o mundo em 2018. No entanto, o país registrou outras mortes violentas de políticos desde 2016. Relembre:

Sandro do Sindicato (Solidariedade)

Vereador de Duque de Caxias, Sandro do Sindicato (Solidariedade) morreu com tiros de fuzil na manhã desta quarta-feira (13). Ele estava em sua van. O parlamentar é o terceiro vereador morto na cidade em 2021.

Reprodução

Farid Afif (DEM)

O vereador Farid Afif (DEM), de 37 anos, foi uma das vítimas da série de assassinatos que tem ocorrido na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, localizada na fronteira entre o Brasil e Paraguai. Afif era parlamentar em Ponta Porã (MS) e foi morto com um tiro na última sexta-feira (8).

Divulgação/Câmara de Ponta Porã

Marquinhos da Cooperativa (PL)

No último mês de maio, o vereador Marcos Augusto Costalonga, conhecido como Marquinhos da Cooperativa, também foi morto a tiros. O crime ocorreu na cidade capixaba de Presidente Kennedy, onde o parlamentar era o vice-presidente da Câmara.

Reprodução

Valmir Tenório (PT)

Candidato a vereador em Paraty (RJ), Valmir Tenório (PT) foi assassinado a tiros na cidade, aos 50 anos, em novembro de 2020. Ele deixou esposa e três filhos. De acordo com a investigação, a morte não foi motivada por política.

Reprodução

Dionny de Lima Alves (PRB)

Dionny de Lima Alves, conhecido como Dionny da Farmacia, morreu em setembro de 2016. Ele tinha apenas 33 anos e era candidato a vereador em Aragominas (TO). Foi assassinado com três tiros após se desentender com um cliente num posto de gasolina na cidade. O criminoso teria se irritado por Dionny ser atendido antes, mesmo chegando depois ao estabelecimento.

Arquivo pessoal