Com Bolsonaro internado e Mourão viajando, veja quem pode presidir o Brasil

Bolsonaro internado

Sem previsão de alta para o presidente, após ele ser internado com dores no abdômen, a Constituição Federal estabelece uma linha de sucessão interina - caso seja necessária.

Reprodução / Twitter / %40jairbolsonaro

Hamilton Mourão, vice-presidente

O primeiro da fila é o vice eleito, o general Hamilton Mourão. Entretanto, ele embarcou na tarde da última quarta (14) para a Angola, onde possui agenda de trabalho até 17 de julho. A assessoria dele informou que não há previsão para seu retorno ao Brasil.

Bruno Batista/VPR

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

Em seguida, vem Lira (PP-AL) na linha sucessória. Contudo existe uma divergência sobre ele poder assumir o cargo ou não, já que o STF impede réus a assumirem a presidência. Há duas denúncias da PGR contra ele no Supremo. A defesa de Lira alega que recorreu das decisões e que, por isso, ele ainda não pode ser considerado réu.

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal

Caso Lira seja impedido, o próximo na fila sucessória é Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que preside o Senado atualmente.

Agência Brasil

Luiz Fux, presidente do STF

Em último caso, se Rodrigo Pacheco também for impedido de assumir o cargo, por qualquer motivo, o comando do Brasil deve ser feito pelo atual presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux.

Rosinei Coutinho/SCO/STF

Bolsonaro pode continuar no cargo

Apesar da internação, o presidente pode escolher não abrir mão do exercício do cargo - como fez quando precisou retirar um cálculo renal na bexiga, em setembro de 2020. Entretanto, o Planalto ainda não divulgou como fica o comando do Brasil nos próximos dias.

Reprodução