Saiba quem é Joaquim Álvaro Pereira Leite, o novo ministro do Meio Ambiente

Exoneração de Ricardo Salles foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira; ele era investigado por suposto favorecimento de madeireiros ilegais

Foto: Reprodução
Joaquim Álvaro Pereira Leite ao lado do presidente Jair Bolsonaro

O ex-secretário d Joaquim Álvaro Pereira Leite é o novo ministro do Meio Ambiente. O anúncio foi feito logo após o  pedido de demissão de Ricardo Salles, que até então comandava a pasta . A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23).

Foto: Reprodução
Exoneração de Salles e nomeação de Leite foi publicada no Diário Oficial


Leite é figura conhecida no meio ruralista. Integrou a Sociedade Rural Brasileira por 23 anos, tendo ocupado diversos cargos diretivos na entidade. Antes de integrar a secretaria da Amazônia, atuou também como Secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável no próprio Ministério do Meio Ambiente.

Quando comandada por Leite, a secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais ficou encarregada de formular estratégias e políticas para prevenir o desmatamento e queimadas ilegais, recuperar áreas de vegetação nativa degradadas e diminuir as emissões de gases do efeito estufa causadas pela devastação da floresta.

Segundo currículo disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, Leite é tem formação em administração de empresas pela Universidade de Marília (Unimar) e MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).




Não se sabe, ainda, se ele ocupará a chefia da pasta de maneira provisória ou permanente.

Matéria em atualização*, aguarde novas informações