Heinze será denunciado ao Conselho de Ética por dados falsos na CPI, diz senador
Falas do senador têm chamado a atenção dos usuários na internet, que levantaram discussão sobre fake news
Nesta terça-feira (8), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse, na CPI da Covid no Senado, que vai entrar com uma representação no Conselho de Ética contra o senador Luiz Heinze (PP-RS) por divulgar dados e informações falsas em suas falas na Comissão.
Vou apresentar representação junto ao Conselho de Ética do Senado, em face do senador Luís Carlos Heinze. Tenho todo respeito pelo colega, mas não se deve tolerar a diária tentativa de transformar a CPI em mais um canal de desinformação dos brasileiros. Já são 474.614 mortos.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) June 8, 2021
Desde o início das oitivas, Heinze vem defendendo o chamado "tratamento precoce" – com o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina, sem eficácia comprovada contra à Covid-19
– aliado à aplicação das vacinas. As falas e dados apontados pelo senador têm chamado a atenção dos usuários na internet.
O microbiologista Didier Raoult, que supostamente realizou um estudo provando que a hidroxicloroquina seria eficaz contra a doença, é mencionado por Heinze em quase todas as sessões. Durante o depoimento da infectologista Luana Araújo, ela perguntou ao senador se ele tinha conhecimento que Raoult tinha ganhado o "prêmio" Rusty Razor, e ele disse desconhecer.
O Rusty Razor, no entanto, é uma sátira da revista britânica "The Skeptic", já que o vencedor é considerado o pior promotor da pseudociência. Dessa maneira, ganha o prêmio quem propaga a desinformação.