"Se 'kit Covid' fosse útil, não teríamos os números de hoje", diz Luana Araújo

Infectologista afirmou que os chamados 'kits Covid' não tiveram impacto positivo nos estados onde foram distribuídos

Luana Araújo na CPI da Covid
Foto: Divulgação/Agência Senado/Jefferson Rudy
Luana Araújo na CPI da Covid

Em depoimento à CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (2), a médica infectologista Luana Araújo , ex-secretária extraordinária de combate à Covid-19 do Ministério da Saúde , disse que houve distribuição farta dos chamados 'kits Covid' em todo o território nacional e eles não tiveram impacto positivo nos dados.

"Embora a gente saiba que o SUS não patrocina a distribuição dos chamados 'kits Covid', essa distribuição aconteceu fartamente em território nacional. E se eles fossem, de alguma forma, úteis, a gente não teria os números que a gente tem hoje. Isso é muito simples", afirmou.

"Existem estados que se a gente cruzar a letalidade da doença nas cidades com a distribuição do kit, a gente vai ver que ele não teve qualquer impacto nesse sentido", continuou.

infectologista também disse que não acredita na má-fé dos gestores, mas que haja falta de organização nessa questão. "Eu não acredito que os gestores, essa é uma concepção pessoal, façam o que quer que seja por má-fé, mas acho que existe uma necessidade de um preparo, nesse sentido, um pouco maior"

Além disso, em resposta ao senador Rogério Carvalho (PT-SE), a médica reforçou que suas afirmações durante as oitivas são baseadas na ciência , que "não é opinião, é método". "Ciência é feita com o desenvolvimento de atividades específicas que se encadeiam para que a gente tire de nós a responsabilidade de arcar com fatores de confusão".