Após anúncio da Conmebol que confirmou o Brasil como novo país-sede da Copa América nesta segunda-feira (31), o governo de Pernambuco , cotado para ser uma das sedes do torneio, vetou jogos no estado.
Em nota divulgada no início desta tarde, o governador Paulo Câmara (PSB) alega aumento do número de casos de Covid-19 como uma das justificativas para justificar a negativa da realização da competição em Pernambuco.
Confira a nota oficial:
"O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.
Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol ( CBF
), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco."
Neste domingo (30), a organização suspendeu a Copa América na Argentina devido ao avanço da pandemia no país. Todavia, o Brasil, escolhido pela Conmebol para sediar o evento, apresenta média móvel de mortes de 1.844 em decorrência de Covid-19.
Desde o início da pandemia, Pernambuco totaliza 481 mil casos e 15 mil mortes em decorrência da Covid-19.