MP junto ao TCU pede que AGU deixe a defesa de Pazuello
Carolina Antunes/PR
MP junto ao TCU pede que AGU deixe a defesa de Pazuello


O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado entrou nesta sexta-feira com pedido de liminar para que a Advocacia-Geral da União (AGU) deixe a defesa do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello . Em representação encaminhada ao Tribunal de Contas da União ( TCU ), sustentou que a instituição agiu em “benefício pessoal das autoridades” e não em prol do interesse público .

Além disso, o representante do Ministério Público (MP) junto ao TCU também solicitou que as medidas já tomadas sejam revertidas. É o caso do pedido de habeas corpus para que o general possa ficar em silêncio durante depoimento à CPI da Covid , para a qual foi convocado como testemunha , diante do trabalho realizado na pandemia, e não como investigado. Além disso, cobrou explicações sobre atuação da AGU para defender o ex-ministro :

Você viu?


“Nota-se que, consoante papel de representação da União ou de assessoramento ao Presidente da República, compete a AGU essa atuação quando for de interesse do Presidente no papel de chefe do Poder Executivo Federal e, portanto, sob o manto do interesse público, não para tratar de questão de interesse particular. Nesse caso a máquina pública não deveria ser utilizada devido ao possível desvirtuamento da utilização dos recursos públicos para benefício pessoal”, escreveu o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!