Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro
Fernando Frazão/Agência Brasil
Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), relator do processo de impeachment de Wilson Witzel (PSC), votou nesta sexta-feira (30) para que o governador afastado do Rio de Janeiro deixe definitivamente o cargo. Waldeck ainda defendeu que Witzel tenha os direitos políticos cassados por cinco anos.

Primeiro a votar, Waldeck considerou o governador afastado culpado pelos crimes de responsabilidade que envolveram fraude na contratação dos hospitais de campanha na pandemia. Witzel ainda é acusado de favorecimento de um empresário ao anular a punição à organização social Unir Saúde por sua atuação na Secretaria de Saúde.

"Ainda que não haja sua assinatura no contrato [para construção dos hospitais de campanha], é inverossímel que não soubesse do que se passava", afirmou o parlamentar em seu voto.

"Afinal, era a maior contratação do governo, com incidência no maior desafio de seu governo: salvar a vida das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Poderia o réu ficar absorto face a tudo isso? Ainda que sim, o caso passa a ser de omissão, negligência ou desleixo", completou Waldeck.

Witzel será afastado em definitivo caso 7 dos 10 membros do Tribunal Especial Misto o considerem culpado. O colegiado é composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio.

O tribunal também vai analisar se torna o ex-juiz inelegível por um prazo máximo de cinco anos. Ele já está impedido de ser nomeado para cargos públicos em razão do afastamento definitivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!