Congresso Nacional
Agência Brasil
Congresso Nacional

Por 313 votos favoráveis, 99 contrários e uma abstenção, a Câmara dos Deputados decidiu derrubar um veto do Planalto referente a um item da Lei de Pacote Anticrime que versa sobre a gravação ambiente para formulação de denúncias. Com a decisão da Câmara, ficam proibidas gravações ambientes para gerar acusações ; permitindo-se apenas gravações para formulação de defesa. Esse veto ainda será apreciado pelo Senado .

"Caso a medida já estivesse em vigor, não teria se tornado público o diálogo entre o empresário Joesley Batista e Michel Temer. Quem votou a favor da derrubada do veto, votou contra o combate à corrupção", disse o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ).

Você viu?

"Entendo que o dispositivo limita o uso da captação ambiental apenas para defesa, em divergência com o que dizem os tribunais superiores, que pacificaram que a gravação ambiental feita por um dos interlocutores é válida como prova no processo penal, independente da prévia autorização judicial", afirmou Alex Mantente (Cidadania-SP).

Já Talíria Petroni (PSOL-RJ) votou a favor da derrubada do veto .

"A derrubada do veto é importante porque proíbe gravações sem autorização judicial, com a falsa ideia de que vai se combater a corrupção. Trata-se de uma invasão clandestina da esfera individual".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!