Aprovação de Bolsonaro cai de 37% para 26%, maior queda desde início do mandato
Crise da saúde pública em Manaus e impasse sobre o cronograma de vacinação surgem como alguns dos fatores que indicam a maior queda semanal apostada por pesquisa exclusiva Exame/Ideia
A pesquisa exclusiva Exame/Ideia, desenvolvida pelo projeto Exame Research da revista de negócios em parceria com o instituto Ideia - especialista em opinião pública - constatou a maior queda semanal nos níveis de aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro
(sem partido) desde ele que assumiu a Presidência. A avaliação positiva da gestão Bolsonaro caiu de 37% para 26%, enquanto a desaprovação cresce.
O governo atingiu o mesmo nível de aprovação verificado em junho 2020, momento crítico da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2). Ao passo que a aprovação despencou, a desaprovação saltou de 34% para 45%. O grupo que desaprova a gestão Bolsonaro é formado por aqueles que avaliam o governo como ruim ou péssimo, já o que aprova é formado por aqueles que responderam a pesquisa com avaliação ótima ou boa.
O levantamento foi realizado por telefone, entre os dias 18 e 21 de janeiro, em todas as regiões do país. Mesma semana em que a pauta do impeachment voltou a movimentar o debate público. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.