"Bolsonaro, onde estão as vacinas da AstraZeneca?", questiona Doria

"O ministério nem considerava termos a vacina do Butantan, e hoje é a do Butantan que está vacinando profissionais de saúde em todo o Brasil", provocou o governador de São Paulo

Foto: O Antagonista
Doria saiu na dianteira na corrida pelas vacinas; o governo federal ainda não disponibilizou nenhuma dose da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford

Durante o lançamento da campanha de vacinação em Ribeirão Preto, o governador João Doria (PSDB) provocou Jair Bolsonaro sobre o atraso na entrega  da vacina de Oxford/AstraZeneca e criticou a "incompetência" do governo federal.

“Onde estão as outras vacinas? Será que mais uma vez, além de falta de seringas, agulhas, falta de logística, testes desperdiçados com prazo vencido... Até quando vamos ter a incompetência do governo federal diante de uma pandemia que já levou a vida de mais de 215 mil brasileiros?, disse.

"Temos muito respeito pela Fiocruz e seus cientistas. Agora eu pergunto ao Ministério da Saúde: onde está a vacina da AstraZeneca? [...] O ministério nem considerava termos a vacina do Butantan, e hoje é a do Butantan que está vacinando profissionais de saúde em todo o Brasil . Mas eu volto a perguntar ao presidente Jair Bolsonaro: onde estão as vacinas da AstraZeneca?”, questionou o tucano. 

A vacina Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fiocruz, foi aprovada pela Anvisa neste domingo (17), assim como a CoronaVac. No entanto, nem mesmo as doses que seriam importadas com urgência da Índia chegaram ao solo brasileiro.