O presidente Jair Bolsonaro minimizou nesta quarta-feira (20) os atrasos nas entregas da CoronaVac aos estados e disse que as vacinas chegaram aos estados no dia "D-1". O comentário de Bolsonaro se refere a uma fala do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello , que afirmou que o início da campanha nacional de imunização contra a Covid-19 começaria no "dia D e na hora H".
"Podemos dizer, como sempre, o papel da nossa Força Aérea. Só no corrente ano, o que fizeram pelo próximo, podemos citar o socorro aos nossos irmãos de Manaus, que passavam momentos difíceis. E a nossa Força Aérea, transportando em suas asas meios materiais e gente para socorrer os nossos irmãos", disse Bolsonaro. Ele discursou na base aérea de Brasília, na cerimônia alusiva aos 80 anos da Força Aérea Brasileira (FAB).
"Também a nossa Força Aérea, nesta primeira parte da entrega de vacinas no Brasil, cumpriu sua missão no dia D-1. Isso é motivo de orgulho, tendo em vista o seu planejamento, a sua organização, o seu patriotismo e o seu sentimento de defesa dos direitos humanos", afirmou o presidente.
A vacinação no país começou por São Paulo no domingo (17), quando o governador João Doria (PSDB) impôs derrota ao governo federal . O Ministério da Saúde só iniciou a distribuição de imunizantes a todos os estados no dia seguinte e, mesmo assim, com atraso no envio a alguns estados.