Bolsonaro “estimula candidatura de esquerda” na Câmara, diz Maia

Presidente da Câmara diz que Jair Bolsonaro tenta estimular uma candidatura de esquerda para que um aliado da frente construída por ele seja inviabilizado na disputa

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem feito um movimento de última hora de estimulo a  candidaturas de esquerda para minar a força de uma frente ampla construída pelo bloco chefiado por Maia , que pode contar com o apoio da oposição.


"Se um partido de esquerda diz que não apoiará o candidato do governo, aí o movimento do candidato do governo qual é? É tentar estimular dentro do partido, uma candidatura de esquerda. Então, quem estimula hoje uma candidatura de esquerda é o governo ", disse Maia em conversa com jornalistas na manhã de hoje (16).

"Acho que nas conversas mais fortes que estão acontecendo, o movimento das últimas horas da tentativa de um terceiro candidato , vem muito mais do governo de tentar estimular a ter uma candidatura que não apoie um movimento mais amplo de independência da casa", afirmou. 

Maia busca o apoio da oposição, formada por partidos de esquerda, ao seu candidato na disputa pela Câmara, que deverá encabeçar um bloco formado por partidos de centro e centro-direta. O PT possui a maior bancada da Câmara, com 54 deputados, e é o partido mais resistente a compor com Maia.

"O espaço desse campo é construir movimento político que de forma clara possa representar toda a sociedade na Câmara", disse Maia ao defender o diálogo com partidos de diferentes campos ideológicos .