Congresso Nacional
Agência Brasil
Congresso Nacional

A troca de Marcelo Álvaro Antônio por Gilson Machado no ministério do Turismo foi a 15ª alteração na equipe ministerial de Jair Bolsonaro, e novas mudanças estão no horizonte para o próximo ano no âmbito das negociações políticas do governo com o centrão.

Conforme revelado pelo GLOBO, o governo tem colocado nas conversas com deputados a possibilidade de ceder vagas na Esplanada em troca de apoio a Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara.

Uma vaga no primeiro escalão, inclusive, será aberta com a saída no final deste ano de Jorge Oliveira da Secretaria-Geral para assumir uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União.

O almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos, era favorito, mas foi avisado pelo presidente que deve continuar na função atual. Assim, aliados de Bolsonaro acreditam que a cadeira possa ser usada na composição política.

Segundo auxiliares de Bolsonaro, parlamentares pediram a recriação do Ministério do Esporte, que seria oferecido ao grupo formado por PSL, PTB e PROS.

Você viu?

O bloco soma 62 deputados e, caso conquistasse a pasta, sairia da alçada do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para apoiar Lira. Se o acordo for selado, o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), que hoje integra o grupo de Maia, mudaria de lado.

O centrão sinalizou a interlocutores do presidente haver interesse também no Ministério da Cidadania. O atual titular da pasta é Onyx Lorenzoni, que é um dos ministros que já foi trocado.

Lorenzoni deixou a Casa Civil no início do ano, sendo substituído pelo general Braga Netto, e entrou na mira de Bolsonaro porque o presidente acredita que o auxiliar está mais preocupado em tocar seu projeto político de se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul em 2022.

As negociações políticas, porém, ainda não estão tão avançadas. Integrantes do Planalto observam que até a semana passada trabalhava-se com um cenário de enfrentar o próprio Maia na disputa à reeleição.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal que o impediu de disputar o pleito, a avaliação é que a candidatura de Lira se fortaleceu e, assim, as concessões desaceleraram no momento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!