Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux
Fellipe Sampaio/SCO/STF
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, prestou homenagem na manhã desta sexta-feira (20) ao Dia Nacional da Consciência Negra , comemorado nesta data.

"O Brasil foi a sociedade escravocrata mais longa de todo mundo e, por isso, nós devemos cotidianamente nos lembrar disso", disse Fux, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro deu a declaração durante uma cerimônia num hotel em Brasília. O evento marcou a assinatura de um convênio entre cartórios e Ministério das Relações Exteriores para emitir certidões de nascimento, casamento e óbito fora no Brasil.

A parceria vai beneficiar brasileiros que residem ou estão em viagem a qualquer um dos 138 países nos quais o Brasil tem representação diplomática.

Você viu?

O convênio permite que consulados do Brasil no exterior tenham acesso a uma base de dados que reúne todos os atos de nascimentos, casamentos e óbitos feitos pelos cartórios. Chama-se Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

O acesso ao CRC Nacional permite que os consulados pesquisem, solicitem e recebam certidões por meio de um sistema automatizado que interliga os cartórios.

A medida facilita a realização de atos civis, como casamentos, compra de imóveis, financiamentos, constituição de empresas e registro de filhos, por exemplo. Assim, não há necessidade de regressar ao Brasil para ter esses documentos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!