O guru ideológico de Jair Bolsonaro (sem partido), Olavo de Carvalho, fez críticas às derrotas dos candidatos apadrinhados pelo presidente nas eleições municipais deste ano.
Ao site O Antagonista, Olavo disse que Bolsonaro tinha uma liderança pessoal "incapaz".
"O péssimo desempenho dos bolsonaristas na eleição não tem mistério nenhum. Ludibriado pela conversa mole de generais-melancias, o presidente confiou demais no sucesso inevitável da sua liderança pessoal, sem perceber que ela não passava, precisamente, disso: uma liderança pessoal sem respaldo militante e incapaz, por isso, de transmitir seu prestígio a qualquer aliado".
Os apadrinhados do presidente perderam em São Paulo, Recife, Manaus e Belo Horizonte. Apenas Marcello Crivella (Republicanos) e Capitão Wagner (PROS) conseguiram ir para a disputa do segundo turno.
Mesmo com as derrotas, nas redes sociais o presidente disse que as lives que fez para ajudar os candidatos a prefeito afetou de maneira "histórica" os partidos de esquerda.
"Para 2022 a certeza de que, nas urnas, consolidarmos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado", escreveu Bolsonaro .