Celso Russomanno diz que homenagem ao movimento negro é "ato de vandalismo"

Em alguns semáforos de pedestres de São Paulo foram colocadas imagens de punhos cerrados, símbolo da luta antirracista

Deputado federal Celso Russomanno, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Celso Russomanno, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos

A homenagem da Prefeitura de São Paulo ao Dia da Consciência Negra , celebrado em 20 de novembro, foi visto pelo candidato  Celso Russomanno (Republicanos) como um "ato de vandalismo" que será combatido. Nos semáforos de pedestres da cidade foram colocadas imagens de punhos cerrados, símbolo da luta antirracista .

Uma publicação divulgada por Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, foi endossada pelo candidato. Nela, o músico diz que o punho cerrado seria um símbolo comunista.

"Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes", disse Russomanno no Twitter.

Ao Uol, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo esclareceu que os punhos cerrados são um símbolo de resistência e luta contra o racismo histórico. O movimento negro usa o gesto para realizar protestos.

Os semáforos estilizados estão espalhados em pontos estratégicos do centro da capital, como na Avenida Paulista e na Praça da República, além do bairro da Liberdade. As regiões possuem ligações com o movimento negro .