Monique Aguiar
Reprodução / Instagram
Monique Aguiar assumiu coordenação de Projetos Especiais da Funarte e assume orgulho em ser blogueira

Monique Aguiar é a  nova coordenadora de Projetos Especiais da Fundação Nacional das Artes ( Funarte ). A oficialização no cargo foi publicada na edição do dia 10 de agosto do Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio . A influencer havia sido indicada para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan ), mas a Controladoria-Geral da União (CGU) alegou que a blogueira que escreve desde 2017 em sobre viagens não tinha qualificação para permanecer no cargo. 

Procurada pelo Portal iG, Monique Aguiar preferiu conceder entrevista por e-mail e disse que "não gosta muito de sair em jornal". Questionada sobre a fama de blogueira , ela explicou que sente orgulho do título.

"Eu tenho muito orgulho de ser chamada de blogueira , porque é uma profissão que a pessoa cresce sozinha. Vejo que muitos políticos e empresários estão tendo que se reinventar e virar blogueiros , porque acabam criando sites e blogs para falar um pouco sobre si. Jamais eu vou me sentir ofendida por isso, de jeito nenhum", ressaltou. 

A vida como influenciadora digital começou em 2014, quando Monique Aguiar , que reside no Rio de Janeiro, viajou para Foz do Iguaçu, no Paraná, e depois para Salvador, na Bahia.

“Eu sempre boto [no meu perfil] que sou especialista na área de turismo, porque a blogueira sempre tem que ter uma especialidade e meu foco sempre foi o turismo. Desde quando comecei, em 2014, fui conhecendo vários lugares e comecei a publicar isso”, diz a blogueira que agora faz parte do time de nomeados do governo Bolsonaro .

Outra versão sobre a nomeação para o Iphan

Em nota compartilhada nas redes sociais, a nova funcionária da Funarte diz que optou por não assumir o cargo para o qual foi nomeada no Iphan . Diante da decisão após as polêmicas sobre a qualificação, o ministro Marcelo Álvaro Antonio suspendeu a nomeação da blogueira em 16 de junho.

"Mesmo reunindo todas as condições objetivas e subjetivas para o mister e tendo sido a própria nomeação garantida pela Justiça - mesmo já tomando posse - Monique não assumirá a Coordenação Técnica do Iphan ", disse a nota emitida pelo advogado da influencer, Renan Pacheco Canto.

Projetos para o turismo

A pandemia do novo coronavírus gerou crise para diversos setores e um dos principais foi o turismo. O investimento na circulação local está entre as alternativas pensadas pela nova secretária de Projetos Especiais da Funarte para alavancar o segmento no país. 

"Vejo guias turísticos que estão investindo seus trabalhos em mídias digitais e convidando grupos para conhecer lugares na própria região, sem grandes aglomerações, usando máscaras e tomando todos os cuidados de proteção. Essa é a vantagem quando as pessoas conhecem a própria história turística do seu lugar", esclareceu.

Apesar de ver com bons olhos as iniciativas particulares, Monique Aguiar não esclareceu pontualmente quais serão os projetos especiais para o turismo nacional, mas finalizou alegando que se reuniu com o diretor e o presidente da Funarte para falar sobre o assunto.

“Juntos vamos analisar e elaborar a melhor forma para realização”.


    Veja Também

      Mostrar mais