Congresso Nacional
Agência Brasil
Congresso Nacional

Dos 594 políticos eleitos na Câmara dos Deputados e no Senado , 233 deles já moveram ações na Justiça para retirar conteúdos da internet, em veículos ou redes sociais. É o que mostra um levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), divulgado nesta segunda-feira (10) pela Folha de S. Paulo .

Ao menos 479 ações do tipo foram feitas no Congresso , segundo o levantamento. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi o que mais moveu ações. Foram ao todo 15 ações e em 13 ele alega difamação. A maioria dos pedidos de Braga ocorreram em 2018, quando disputou as eleições  – com exceção de uma.

Na Câmara, 196 de 513 deputados moveram 354 ações do tipo. Dessas, 293 alegam difamação e 87% são movidas contra uma rede social, um blog ou um veículo de comunicação.

A maioria dos deputados, 118 deles, realizou apenas uma ação judicial de remoção de conteúdo . O deputado que mais fez processos do tipo foi Camilo Capiberibe (PSB-AP), autor de 13 ações – pedidos feitos majoritariamente em 2014 quando disputou reeleição para governador do Amapá, o que não ganhou.

Nos últimos meses, o Congresso esteve votando o PL das Fake News, que já foi aprovado no Senado e agora está na Câmara.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!