O atual ministro da Educação, Milton Ribeiro , anunciou a substituição do comando da Secretaria de Educação Básica da pasta nesta quarta-feira (5). Ficou oficializada a demissão de Ilona Becskeházy, tia do ator e escritor Gregório Duvivier, de quem diverge politicamente .
O nome de Ilona recebeu apoio dos seguidores de Olavo de Carvalho para assumir o ministério após a saída do ex-ministro Abraham Weintraub .
A servidora de carreira Izabel Lima Pessoa, que atuava na equipe da secretaria, substituiu Ilona no cargo, que havia sido preenchido há menos de quatro meses. A troca foi anunciada pelo ministro Ribeiro pelas redes sociais.
Ilona Becskeházy é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e chegou a compartilhar nas redes sociais que havia movimentos contra a sua permanência no MEC . Ela chegou na gestão de Weintraub após a demissão de Jânio Macedo, titular anterior.
Apesar dos olavistas respaldarem Ilona, o novo ministro deixou na equipe do MEC apenas o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, aluno de Olavo de Carvalho .