Eduardo Bolsonaro compartilha fake news ironizando festa com tiros em favela
Deputado usou vídeo antigo, anterior ao início da pandemia, para citar aglomerações em comunidade do Rio de Janeiro
Por iG Último Segundo |
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou vídeo em seu Twitter ironizando uma aglomeração em festa com sons de tiros em comunidade do Rio de Janeiro, dizendo se tratar de um evento durante a pandemia, mas o vídeo, na verdade, já havia sido publicado por outro perfil na mesma rede social em janeiro, antes da chegada oficial do novo coronavírus (Sars-Cov-2) ao Brasil, ou seja, o vídeo não foi gravado durante o período de isolamento social no País, como Eduardo indica.
"Ainda bem que não é no Leblon, né? Vai que o pessoal contrai COVID...", escreveu Eduardo Bolsonaro na postagem com o vídeo da festa, minimizando ainda as aglomerações vistas em regiões de bares e restaurantes no bairro nobre da capital fluminense após o início da reabertura.
Ainda bem que não é no Leblon né? Vai que o pessoal contrai COVID... pic.twitter.com/yyB10M5cKG
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 11, 2020
O vídeo compartilhado pelo filho do presidente mostra uma festa na Mangueira, comunidade da zona norte do Rio, com traficantes dando tiros de fuzis para o alto e ocorreu, no máximo, em 18 de janeiro, quando o perfil "Informe_RJ" fez a publicação, quase dois meses antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia do novo coronavírus .
#INFORMEnewsRJ
— Informe News RJ ⁉️🔞⚠️🚨 (@informe_rj) January 18, 2020
Baile da MANGUEIRA localidade BURACO QUENTE. pic.twitter.com/ZcwAWgg1m4
Após a publicação original do vídeo ter sido encontrada pelos usuários do Twitter, muitos reagiram à postagem de Eduardo Bolsonaro, cobrando que ele apagasse o tweet, que segue em seu perfil até a publicação desta reportagem.