O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez um publicação no Twitter na manhã desta segunda-feira (8) relembrando as ações do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) e a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que torna os governadores e pefeitos
responsáveis por editar decretos de restrição da circulação, abertura de comércios e determinação da quaretena.
O gesto de Bolsonaro pode ser compreendido com uma tentativa de desvencilhar o seu governo da responsabilidade pelo número de mortes crescentes em um ritmo acelerado e com os dados oficiais ocultados pelo Ministério da Saúde .
Leia também: MP abre investigação sobre atrasos e cobra resposta do Ministério da Saúde
Você viu?
Bolsonaro mencionou também que " forças nada ocultas
" ligadas à imprensa tentam atrapalhar a sua governança e deslegitimar a sua atuação. As falas do presidente surgem logo após polêmica envolvendo a remodelagem do site do Ministério da Saúde que removeu uma série de informações essenciais para a formulação de políticas públicas e acompanhamento da evolução da doença.
Leia também: OMS aumenta prazo recomendado de isolamento para casos de Covid-19
Outro fator que pode ter motivado tal gesto de Bolsonaro são as manifestações, que ocorreram em todo o país, contra o seu governo no último domingo (7) e levaram às ruas um número de manifestantes muito maior do que os atos pró-govenro. Estes atos mostram a capacidade da oposição de engajar uma parcela considerável da população contra o presidente.