Um grupo formado por sete partidos da oposição
protocolou um novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ação é a primeira elaborada de forma conjunta pelas legendas. Até o momento, outros pediso haviam sido entregues por iniciativas individuais.
Leia também: Weintraub terá que explicar uso de assessores como advogados a Comissão de Ética
O pedido é assinado pelo PT , PCdoB, PSTU, PSOL, PCO, PCB e UP. Além disso, entidades da sociedade civil e movimentos como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) também assinaram o pedido de impeachment contra Bolsonaro .
No documento, a oposição diz que o presidente teria cometido crimes de responsabilidade, atentado contra a saúde pública e colocado a vida da população em risco por conta de seu comportamento durante a pandemia de Covid-19 . O pedido também acusa Bolsonaro de ter tentado começar uma "guerra contra governadores" durante a pandemia.
Além do comportamento de Bolsonaro durante a pandemia, o pedido alega que o presidente teria discursado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e tentado iniciar uma subelevação das Forças Armadas contra a democracia .