Bolsonaro apoia o suo da cloroquina para tratar a covid-19
Jair Bolsonaro / YouTube
Bolsonaro apoia o suo da cloroquina para tratar a covid-19


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que "cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz" no combate ao novo coronavírus . A substância, no entanto, não tem eficácia comprovada no combate à Covid-19 , como o próprio Bolsonaro admitiu na semana passada durante pronunciamento. Bolsonaro também voltou a questionar se coordenador do Centro de Contingência de coronavírus no estado de São Paulo, David Uip, utilizou a substância para se tratar da doença.

Bolsonaro é um entusiasta da utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina. No Ministério da Saúde, por outro lado, há uma resistência ao uso antes da realização de mais estudos sobre sua eficácia. Na terça-feira, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que médicos podem prescrever cloroquina se assumirem os riscos.

Consulta internacional

Bolsonaro diz que fala da cloroquina "há 40 dias". Sua primeira declaração pública sobre o assunto, no entanto, foi no dia 21 de março, há menos de 20 dias. Ele também ressaltou ter conversado sobre isso com "dezenas médicos e alguns chefes de estados", entre ele o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi .

Você viu?

Leia também: Datafolha: Doria e Witzel agradam mais que Bolsonaro no combate à covid-19

"Há 40 dias venho falando do uso da Hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19. Sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos. Fiz, ao longo desse tempo, contato com dezenas médicos e alguns chefes de estados de outros países. Cada vez mais o uso da Cloroquina se apresenta como algo eficaz", escreveu o presidente em redes sociais.

Questionamento

Bolsonaro ainda afirmou que "dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19", e questionou: "seriam questões políticas, já que um pertence a equipe do Governador de SP?". Na noite de segunda-feira, Bolsonaro já havia compartilhado o trecho de uma entrevista em que David Uip não responde se utilizou a hidroxicloroquina para se curar do coronavírus.

"Acredito que eles falem brevemente, pois esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram. Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil", completou, fazendo referência ao juramente que todos os médicos devem fazer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!