Deputado do Novo diz que sofreu golpe na Câmara após rejeição de destaque
Por meio de vídeo, Marcel Van Hattem afirmou que novo sistema de votação digital prejudica alguns deputados. Ele queria acrescentar destaque a uma PEC
Por iG Último Segundo |
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) usou as redes sociais na última sexta-feira (3) para afirmar que parlamentares eram vítimas de golpe que tinha como intuito calá-los diante de votações e aprovações da PEC do Orçamento de Guerra. “Pessoal, é golpe aqui na Câmara dos Deputados, nós estamos em uma ditadura, não tenho medo de dizer isso”, afirmou.
Leia também: Covid-19: Brasil tem taxa de mortalidade maior do que EUA e China
Marcel fez a denúncia após um pedido de questão de ordem feito pelo colega Paulo Ganime (Novo-RJ) ser rejeitado. Paulo iria repassar um pedido de destaque feito pelo Novo para destinar recursos do Fundão Eleitoral à área de saúde, mas teve pedido vetado.
“O que está acontecendo aqui na Câmara é uma vergonha, é a utilização de um sistema remoto de votação para calar os deputados. Os deputados estão em casa, os que estão trabalhando à distância com os microfones fechados, não conseguem se pronunciar”, afirmou.
Você viu?
Leia também: Embaixada da China repudia insinuações de Weintraub: "cunho fortemente racista"
Um vídeo de pouco mais de seis minutos, publicado no dia seguinte à primeira denúncia, seleciona alguns dos momentos da conversa entre deputado e presidente da câmara. Marcel pede que uma questão de ordem seja respeitada e que a fala seja passada a um colega Paulo Ganime.
Maia responde que “quem preside a Câmara sou eu” e Marcel rebate, afirmando que o regimento permitia que a questão de ordem passasse na frente. Veja, abaixo, vídeo divulgado pelo deputado: