lula
Agência Brasil
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira (19) nas suas redes sociais para comentar situação atual do país diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. O petista criticou o descaso de Bolsonaro e fez elogios à cobertura da imprensa, além de convocar os brasileiros à reagirem contra o coronavírus. Até o momento, o Brasil tem mais de 640 casos confirmados. 

Leia mais: São Paulo tem o terceiro dia de panelaço contra Bolsonaro

"Graças a deus não estou com coronavírus e estou fazendo quarentena para evitar algumas coisas. Evitar que eu possa ser transmissor e causar mal a alguém e possa ser receptor e ser prejudicado. Eu tenho 74 anos de idade e preciso me cuidar. Vou me cuidar inclusive para ajudar outras pessoas", esclareceu o ex-presidente, momentos antes de tecer críticas ao governo Bolsonaro .

Lula disse que esperava da comitiva de Bolsonaro e que o próprio presidente prestassem orientações para o bem-estar da sociedade em meio a pandemia do covid-19 e explicar como o governo pretende minimizar o "sofrimento da nação brasileira".

"O que eu vi foi o governo fazer um show de narcisismo . Na verdade o governo não estava preocupado com a população. Estava preocupado em se desfazer da imagem negativa que ele se permitiu criar de tanta bobagem que falaram essa semana", disse Lula. 

O ex-presidente afirmou que seria importante o governo avisar ao povo brasileiro quanto de dinheiro será destinado ao Sistema único de Saúde ( SUS ) e o que será feito para evitar que o coronavírus seja algo grave no país. 


“A entrevista de ontem foi patética. Nós nesse instante não temos governo, nós não temos alguém que seja capaz de orientar as pessoas. [É alguém] que está preocupado com a sua imagem, que está preocupado com seus panelaços. Que está preocupado com as suas manifestações, que está preocupado em autodenominar como mito. Ou seja: ele gosta tanto dele que se acha mais importante que qualquer outro ser humano da terra quando ele deveria apenas ser o presidente da república e governar para 210 milhões de brasileiros e não governar para satisfazer o seu ego ou ego dos seus filhos."

O vídeo foi finalizado com o ex-presidente pedindo ao país responsabilidade para combater o novo vírus, “independente das loucuras que o governo tem feito”. 

“Eu queria que vocês entendessem a necessidade do cuidado. Porque tem coisas que dependem do governo, outras do estado e outras de nós, que é evitar que o vírus cheguem até nós. Nós vamos vencer essa batalha com muita responsabilidade inclusive nossa. Não pense que o vírus não pode chegar até você. Mas acontece. Acontece com todo mundo. Queria fazer um apelo: fique em casa, não saia, não vá para festas. Fique em casa cuidando de você, cuidando da sua família. E ao governo cabe cuidar das pessoas".

Leia também: Rio tem voos internacionais e transportes intermunicipais suspensos à capital

Na visão do petista , a missão do governo Bolsonaro agora deveria ser a criação de um abono salarial para os trabalhadores do país para que pessoas que estão na fila do Bolsa Família, do INSS e quem trabalha como autônomo por aplicativos de entrega sejam atendidos. "Depois que a gente salvar o povo, a gente discute a economia", disse Lula .


    Leia tudo sobre: lula

    Veja Também

      Mostrar mais