Coronavírus fez OMS decretar pandemia global
Agência Brasil
Coronavírus fez OMS decretar pandemia global

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou nesta terça-feira (17) que o governo federal vai pedir ao Congresso Nacional o reconhecimento de estado de calamidade pública em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus .

A medida tem como objetivo permitir a meta fiscal prevista para 2020 não seja atingida. O orçamento deste ano, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, admite déficit fiscal de até R$ 124,1 bilhões nas contas públicas.

Leia a íntegra da nota:

Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o Governo Federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020.

O reconhecimento do estado de calamidade pública tem suporte no disposto no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o qual dispensa a União do atingimento da meta de resultado fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em consequência, da limitação de empenho prevista na LRF.

O Governo Federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!