Ministra Damares Alves
Carolina Antunes/PR
Ministra Damares Alves pediu ajuda contra a disseminação de informações falsas

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves , se reuniu nesta segunda-feira (16) com grupos evangélicos e católicos para pedir que líderes religiosos evitem aglomerações e ajudem a divulgar informações sobre a prevenção do novo coronavírus durante esse período de crise.

A ideia do encontro foi abrir um canal direto com as principais congregações religiosas do país e ajudá-las a obter informações oficiais, num momento em que há uma intensa propagação de informações falsas sobre a doença, as formas de contágio e prevenção.

Damares pediu a suspensão imediata de todos os eventos que envolvam aglomerações, como festas, shows, acampamentos e congressos, e recomendou a realização de cultos e missas por meio de transmissão via internet. No caso de encontros presenciais, orientou evitar o contato social.

Leia também: Advogados pedem ao STF liberação de presos para conter coronavírus nas cadeias

"É preciso também estar atento à própria higienização dos locais de culto, como as cadeiras e demais pontos de contato, por exemplo. E, de preferência, que estes encontros ocorram em local aberto, respeitando-se a distância entre as pessoas. Idosos e crianças devem ficar em casa", afirmou a chefe da pasta.

Para a ministra, os líderes religiosos terão o importante papel de conduzir a sociedade e poderão oferece o conforto necessário para o momento de crise. Ela destacou que é importante também a suspensão das visitas aos abrigos de crianças e idosos administrados por entidades religiosas.

Leia também: Penitenciárias federais terão visitas suspensas devido ao coronavírus

Presente no encontro, a diretora do Departamento de Prevenção, Cuidados e Reinserção Social do Ministério da Cidadania, Cláudia Leite, ressaltou a importância de, neste momento, preservar também os dependentes químicos das casas de internação e evitar as visitações de agentes externos.

    Veja Também

      Mostrar mais