Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni interrompeu férias nos EUA e deve se apresentar no Planalto nesta sexta arrow-options
Daniel Marenco / Agência O Globo - 10.7.19
Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni interrompeu férias nos EUA e deve se apresentar no Planalto nesta sexta


Em meio à crise deflagrada pela decisão do presidente Jair Bolsonaro de demitir os secretários-executivos e retirar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, o ministro-chefe da pasta, Onyx Lorenzoni , resolveu antecipar seu retorno ao Brasil dos Estados Unidos , onde está de férias. A previsão é que ele esteja em Brasília na manhã desta sexta-feira. 

A Casa Civil vive um vácuo de comando nos últimos dias. Na terça-feira, Bolsonaro anunciou que iria demitir o então secretário-executivo, Vicente Santini , após ele utilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir para a Suíça e para a Índia.

Santini comandava interinamente o ministério durante as férias do ministro. Na quarta-feira, pela manhã, foi publicada a exoneração de Santini e a promoção de Fernando Wandscheer de Moura Alves , que era secretário-executivo-adjunto, para secretário-executivo.

Leia também: Bolsonaro anuncia que vai tornar admissão de Santini sem efeito

Como as férias de Onyx continuavam, Moura passou a atuar como ministro interino. Nessa condição, assinou a nomeação de Santini como assessor especial de relacionamento externo, publicada em edição extra do Diário Oficial na noite de quarta

Sem respostas

Na manhã de quinta-feira, Bolsonaro anunciou que tornará sem efeito a nova nomeação de Santini e que exonerará Moura , além de esvaziar o ministério com a retirada do PPI, que será transferido para o Ministério da Economia .

Ao deixar o Palácio da Alvorada mais cedo, Bolsonaro não quis responder perguntas de jornalistas sobre as exonerações. Ele apenas fez referência à viagem que fará nesta tarde a Belo Horizonte , para ver os efeitos das chuvas dos últimos dias, e disse que outras informações estão em suas redes sociais: "Estou indo agora para Belo Horizonte, o mais aqui está nas minhas mídias sociais, tá ok?"

Em nota, a assessoria de imprensa da Casa Civil informou que a pasta "não tem não tem nenhuma informação a acrescentar nesse momento".

    Veja Também

      Mostrar mais