Tamanho do texto

Chamado de Unidade Popular, sigla prega a nacionalização dos bancos e a planificação da economia; legenda reuniu 497.230 assinaturas em 15 estados

Fachada do TSE arrow-options
Agência Brasil
Sigla teve assinaturas coletadas em 15 estados

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) aprovou nesta terça-feira (10), o 33º partido político do Brasil. Chamado de Unidade Popular , a nova sigla defende, em seu programa, a nacionalização do sistema bancário, da terra, das gravadoras de música e das produtoras de filme; o fim do pagamento da dívida externa; a reestatização das empresas estatais privatizadas; a "socialização de todos os grandes canais de televisão, jornais e rádios"; o fim do vestibular; e eleições para escolha de juízes.

Também prega o "controle social de todos os monopólios e consórcios capitalistas e dos meios de produção nos setores estratégicos da economia" e a "planificação da economia para atender às necessidades da população e acabar com as desigualdades regionais e sociais".

Leia também: Por quatro votos a três, TSE libera assinaturas eletrônicas para criar partidos

Segundo o TSE, a legenda reuniu 497.230 assinaturas de apoio em 15 estados. Foi o suficiente para cumprir as regras de criação de partido. É necessário ter o apoio, coletado em no máximo dois anos, de 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados. Também é preciso ter o apoio de 0,1% dos eleitores de pelo menos nove estados.