Eduardo Bolsonaro pode até deixar a liderança do partido com as suspensões de até 16 deputados bolsonaristas
Daniel Marenco / Agência O Globo
Eduardo Bolsonaro pode até deixar a liderança do partido com as suspensões de até 16 deputados bolsonaristas

Deputados bolsonaristas receberam, nesta terça-feira (5), notificações de processos disciplinares contra eles no PSL . Eles têm cinco dias para se defenderem antes que seus casos sejam julgados pelo Conselho de Ética da sigla.

Leia também: Deputado do PSL pergunta 'Qual o problema se a Terra for plana?' durante CPI

As novas notificações vieram após a Justiça liberar o andamento dos processos de suspensão, desde que os deputados bolsonaristas fossem comunicados novamente via cartório e tivessem um prazo razoável para se defenderem antes de serem punidos.

O partido do presidente da República está atualmente dividido em duas alas. Uma delas, composta por um núcleo duro de 20 deputados, é fiel a Bolsonaro . Outra está ao lado de Luciano Bivar , deputado pernambucano presidente do PSL. Segundo deputados desse segundo grupo, a previsão é suspender 16 e expulsar seis parlamentares com os processos disciplinares.

Você viu?

Leia também: Joice Hasselmann chora ao relatar reação dos filhos a ameaças

Há processos contra Eduardo Bolsonaro (SP), Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF), Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG), Filipe Barros (PR) e Luiz Philippe D'Orleans e Bragança (SP), entre outros deputados. Esse grupo, por sua vez, planeja entrar na Justiça para argumentar que há "justa causa" para se desfiliarem do partido. A lei hoje prevê perda do mandato por infidelidade partidária.

Deputada da ala bolsonarista, Carla Zambelli (SP) também foi notificada
Câmara dos Deputados
Deputada da ala bolsonarista, Carla Zambelli (SP) também foi notificada

Os bolsonaristas conseguiram, recentemente, emplacar Eduardo Bolsonaro como líder do partido na Câmara no lugar de Delegado Waldir (GO). Houve uma "guerra de listas", em que o próprio Bolsonaro interferiu pressionando deputados a assinarem um documento a favor de seu filho.

Leia também: Em carta, Jean Wyllys revela motivo de cusparada em Bolsonaro: "Por você, Dilma"

Com as suspensões de até 16 deputados bolsonaristas , será possível protocolar na Câmara uma nova lista, destituindo Eduardo Bolsonaro da liderança. Nos bastidores, há quatro parlamentares que já se ofereceram para substitui-lo: Felício Laterça (RJ), Marcelo Freitas (MG), Felipe Francischini (PR) e Coronel Tadeu (SP).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!