Glenn Greenwald promete revelar identidade por trás do 'Pavão Misterioso'

Celular do companheiro de Greenwald foi supostamente hackeado em julho. Suposto diálogo teria apontado para compra do mandato de Jean Wyllys.

Jornalista Glenn Greenwald.
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo - 27.8.19
Jornalista Glenn Greenwald.

O jornalista Glenn Greenwald declarou em sua conta oficial do Twitter que pretende revelar a identidade por trás do 'Pavão Misterioso'. A conta ficou conhecida por liberar fake news com o intuito de desqualificar as reportagens sobre Sérgio Moro no jornal The Intercept Brasil. 

Foto: Twitter/Reprodução
Tweet foi feito na tarde desta sexta-feira (7) na conta oficial do jornalista.

O caso aconteceu em julho deste ano, quando o perfil divulgou supostos prints de conversas entre o jornalista Glenn Greenwald, seu companheiro David Miranda, o editor executivo do Intercept Leandro Demori e o ex-deputado federal Jean Wyllys. 

Leia mais: Bolsonaro diz que tem inimigos dentro e fora do País

Uma invasão de hacker ao celular de David Miranda teria sido a forma de acesso aos supostos diálogos. Os interlocutores discutiam sobre uma compra do mandato de Wyllys por Miranda e Greenwald. Comentários sobre uma suposta perda de credibilidade das reportagens da Vaza Jato também integram as possíveis fake news. 

O perfil 'Pavão Misterioso' informou que novos trechos da conversa seriam liberados. O perfil fez propostas irônicas ao jornalista Glenn. “Vamos fazer uma troca Glenn? Público os Chips e os cpfs de todos aqui e você diz que é mentira. Daí veremos o que as operadoras dizem. combinado?”.

Leia também: Damares diz que violência sexual é principal preocupação do ministério

Internautas e o próprio David Miranda apontaram contradições que indicam que as conversas não são verdadeiras a partir de contradições nos textos das mensagens.