Senador Marcos Rogério (DEM-RO) pode assumir relatoria da sabatina de Augusto Aras
Marcos Oliveira/Agência Senado - 6.6.19
Senador Marcos Rogério (DEM-RO) pode assumir relatoria da sabatina de Augusto Aras


O DEM entrou na disputa pela relatoria na sabatina do subprocurador Augusto Aras para o comando da procuradoria-geral da República ( PGR ). Os nomes dos senadores Marcos Rogério (RO) e Rodrigo Pacheco (MG) passam a figurar a lista dos cotados.

Leia também: Augusto Aras já começa a montar equipe na PGR antes da aprovação no Senado

No fim de semana, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre ( DEM -AP), comentou a aliados ter sondado a presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MDB-MS), e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre quem poderia elaborar o parecer da sabatina.

Augusto Aras foi anunciado na última quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome dele não estava na lista tríplice encaminhada por representantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) ao Planalto.

No sábado, Bolsonaro considerou que sua indicação deve passar no Senado “sem problemas”.

"O PGR , acredito que ele passe lá no Senado sem problemas", afirmou o presidente ao chegar no Palácio da Alvorada.

No Senado, o clima é considerado favorável entre governistas e parte dos independentes para aprovação da indicação do presidente. E não há consenso entre os adversários do presidente para sustentar uma campanha pela rejeição de Aras.

A indicação será analisada primeiro na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Aras será sabatinado pelos senadores do colegiado. Mesmo se reprovado na comissão, na qual precisa de maioria simples (maior parte dos presentes), a decisão final é do plenário. Para ser confirmado como procurador-geral da República, Aras precisa  do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!