Lula relatou desconforto a pelo menos seis pessoas ao aceitar Ministério
Foto: Miguel Schincariol/Agência O Globo
Lula relatou desconforto a pelo menos seis pessoas ao aceitar Ministério

Novas mensagens obtidas pelo site The Intercept Brasil e divulgadas pela Folha de S.Paulo neste domingo (8) apontam que o ex-presidente Lula não estava confortável com a indicação para ser ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, em 2016. Os veículos tiveram acesso a mensagens dos agentes da Polícia Federal responsáveis por monitorar o grampo a Lula, com resumos das conversas gravadas.

Leia também: Defesa pede e julgamento de Lula não será mais no plenário virtual do STF

Na época, um áudio de uma conversa entre Lula e Dilma gravada após a remoção da autorização judicial foi anexada aos autos do processo, cujo sigilo foi removido pelo então ministro Sergio Moro . Nesta conversa a então presidente dizia que estava enviando o termo de posse de ministro para que fosse usado “em caso de necessidade”. A principal interpretação do diálogo era de que Lula estava sendo nomeado ministro para que seus processos na Lava Jato saíssem da mão de Moro e passassem para o Supremo Tribunal Federal (STF), em função do foro privilegiado que iria adquirir.

Os resumos das conversas de Lula enviados para membros do Ministério Público Federal que vieram a público neste domingo, no entanto, mostram que Lula estava relutante em aceitar o convite de Dilma para comandar o Ministério da Casa Civil . Ele teria dito que cedeu após sofrer pressões de aliados.

À sua assessora Clara Ant, Lula teria confirmado a indicação ao Ministério, mas teria dito que ficou conversando com Dilma até meia noite e que tinha “mais incerteza do que certeza”.  Ele também teria expressado esse desconforto a seu advogado Cristiano Zanin Martins, ao ex-ministro Franklin Martins, ao presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, e a dois jornalistas de sua confiança.

Além da conversa entre os petistas, outras 22 ligações do ex-presidente foram interceptadas após a ordem de suspensão do grampo. Isso se deu porque as operadoras de telefonia demoraram para executar a ordem judicial de suspensão do grampo.

Leia também: "Volta PT" vira assunto mais comentado nas redes sociais

Você viu?

Nessas conversas, Lula só mencionou as investigações da Lava Jato uma vez, com um de seus advogados. Apesar de ter acesso a todo o conteúdo, o MPF optou por anexar aos autos do processo apenas a conversa entre Lula e Dilma, que teve impacto imediato na força-tarefa da Lava Jato . O procurador Athayde Ribeiro da Costa, por exemplo, afirmou que o diálogo confirmaria desvio de finalidade da nomeação.

Relação com Michel Temer

Entre as conversas de Lula ouvidas pela Polícia Federal está uma com o então vice-presidente Michel Temer . As anotações mostram que Lula estava determinado a se reaproximar de Temer, que naquele momento tinha uma relação ruim no governo petista. 

Lula e Temer combinaram de se encontrar no dia seguinte e comentaram as manifestações pró-impeachment e em apoio à Lava Jato. Na visão de Lula, eles deviam agir como “irmãos de fé”, pois o avanço da Lava Jato poderia trazer consequências para todos os partidos. “Ninguém ganhou com a manifestação de domingo”, disse Lula.

Outro lado

À  Folha de S.Paulo , o ministro da Justiça Sergio Moro afirmou que não soube dos telefonemas de Lula que foram grampeados pela PF. “O atual ministro teve conhecimento, à época, apenas dos diálogos selecionados pela autoridade policial e enviados à Justiça”, diz nota do Ministério da Justiça.

Ele também disse que suas razões para tornar públicos os telefonemas estão expostas em suas decisões judiciais. Moro voltou a afirmar que não reconhece a autenticidade das mensagens exibidas pelo The Intercept Brasil.

Leia também: Marcos Valério deixa regime fechado e é transferido para o semiaberto

A força-tarefa da Lava Jato, por sua vez, disse em nota que “não houve seleção de áudios pelas autoridades quando do levantamento do sigilo” do caso de Lula. O comunicado também informou que “as conversas que não revelaram, na análise da polícia, interesse para a investigação, permaneceram disponíveis para a defesa, que tem direito de informá-las nos autos e utilizá-las”.

A Polícia Federal não quis comentar a seleção dos áudios

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!