Tamanho do texto

Felipe Santa Cruz quer que o presidente esclareça declaração sobre o desaparecimento de seu pai, Fernando Santa Cruz, durante a ditadura militar

BOLSONARO arrow-options
Carolina Antunes/PR - 30.7.19
Bolsonaro durante entrevista coletiva

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz , protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (31), interpelação para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) explique as declarações sobre a morte do pai, Fernando Santa Cruz , desaparecido durante a ditadura militar. O pedido é assinado por 12 ex-presidentes da entidade e será relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso, que será responsável por notificar o presidente.

Na segunda-feira, Bolsonaro afirmou que se o presidente da OAB quisesse saber sobre a "verdadeira história" do que aconteceu com seu pai, ele poderia contar o que ocorreu. No mesmo dia, enquanto cortava o cabelo, ele afirmou que não foram os militares que mataram o pai do presidente da OAB .

Após citar várias matérias publicadas na imprensa sobre o caso, os advogados justificam que o presidente  faz menção à participação de Fernando de Santa Cruz em organização por ele qualificada como “sanguinária”, o que indica a prática de condutas criminosas." Referida afirmação, feita de maneira obscura e superficial, requer maior detalhamento", diz o texto.

Para a OAB , a dúvida em relação à declaração fica evidente pela escolha das seguintes palavras : “Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar a essas conclusões naquele momento”. O pedido é para que o presidente esclareça se " efetivamente tem conhecimento das circunstâncias, dos autores e dos locais ligados ao desaparecimento forçado de Fernando Augusto Santa Cruz" , e  também como teve acesso a tais informações.

Leia também: "E você acredita em Comissão da Verdade?", questiona Bolsonaro