Parlamentar será o responsável pelo texto da reforma da Previdência na comissão especial
Reprodução/Agência Câmara
Parlamentar será o responsável pelo texto da reforma da Previdência na comissão especial

Escolhido para relatar a reforma da Previdência , o deputado Samuel Moreira(PSDB-SP) é descrito como "jeitoso" por aliados. Ele é amigo do secretário especial da Previdência, Rogério Marinho , que é filiado ao PSDB . Seu nome só vingou, porém, depois que Eduardo Cury (PSDB-SP) desistiu da empreitada. 

O nome de Moreira foi um dos primeiros mencionados quando em fevereiro o PSDB solicitou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , ainda em fevereiro a função. O partido se dividia sobre assumir a relatoria porque alguns parlamentares temiam um desgaste político para a legenda, que já saiu desidratada das últimas eleições. Outros, porém, julgava que a reforma da Previdência era uma oportunidade do PSDB se reconectar com setores da sociedade com os quais tinha proximidade.

Leia também: Maia anuncia deputados do PR e PSDB para compor comissão especial da Previdência

A escolha do relator, porém, foi cheia de idas e vindas. O nome de Moreira caiu na bolsa de apostas quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a se aproximar de Cury. O deputado já vinha até participando de alguns debates mais aprofundados sobre o tema.

Em paralelo, Maia buscava convencer o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) a ocupar a função com o objetivo de "amarrar" o centrão à reforma. Aguinaldo recusou desde o início. Nesse grupo de partidos, porém, houve até uma tentativa de empurrar a relatoria para o PSL para buscar vincular a reforma totalmente ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Você viu?

Esse movimento refluiu nesta semana por se entender que com o PSL na relatoria seria mais difícil fazer alterações no texto e, assim, o PSDB voltou a ser o favorito para indicar o relator.
A mudança do cenário aumentou a pressão sobre Cury e ele reavaliou sua disposição. O deputado calculou que teria muito trabalho nas negociações e isso lhe afastaria demais da família. Além disso, viu que o centrão tem grande apetite para desidratar a reforma e entendeu que seria um relator encurralado entre a pressão do governo e da maioria da Casa. Temendo que a relatoria em vez de um prêmio se transformasse em um desgaste político, comunicou a desistência.

Líder da legenda, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) é amigo pessoal do presidente da Câmara e é tido como principal articulador da decisão final. Ele referendou o nome de Moreira, ainda que em setores do governo ainda restasse alguma resistência pela vinculação do parlamentar ao ex-governador Geraldo Alckmin, de quem foi chefe da Casa Civil.

O relator da reforma é descrito por parlamentares paulistas como "jeitoso" justamente pela atuação subordinada a Alckmin. Deputados do estado destacam que ele ajudou o governador a formar uma ampla base de apoio e a encontrar soluções políticas durante seu mandato.

Leia também: "Espero que atraso na CCJ sirva de lição", diz Francischini sobre Previdência

Essa capacidade de articulação é vista como um trunfo diante da árdua missão que o espera de se equilibrar entre a meta de R$ 1 trilhão de economia que a equipe de Paulo Guedes defende e a desidratação da reforma da Previdência desejada pela maioria da Câmara. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!