Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão desta quarta-feira (24)
Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 24.4.19
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão desta quarta-feira (24)

O plenário da Câmara dos Deputados voltou a ser palco de confusão entre parlamentares nesta quarta-feira (24). Durante sessão para votar projetos sobre a anistia a partidos políticos que descumpriram com a regra para candidaturas femininas, a discussão sobre as estratégias do governo para aprovar a reforma da Previdência veio à tona e o tempo fechou.

O tumulto teve origem em reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo , segundo o qual o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) se comprometeu a  liberar R$ 40 milhões em verbas para emendas parlamentares àqueles que apoiarem o pacote de alterações nas regras para a aposentadoria. O acordo, ainda segundo o jornal, teria se dado em reunião na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados , Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O primeiro a tocar no assunto foi o deputado Glauber Rocha (PSOL-RJ). “Deputado que votou ontem já está sentindo o peso dos seus eleitores que não concordam que suas aposentadorias sejam retiradas”, afirmou Rocha, citando a  votação que sacramentou a primeira vitória do governo em relação à reforma da Previdência , na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O governista Carlos Jordy (PSL-RJ) rebateu. “O deputado tem de se preocupar com a sua própria base em vez de fazer ataques sujos. Votamos pelo Brasil e, por isso, votamos a favor da Previdência”, assegurou.

O clima esquentou mesmo quando o deputado Aliel Machado (PSB-PR) tomou a palavra e acabou interrompido a gritos de "vagabundo". 

"O governo ofertou R$ 40 milhões para comprar votos. O governo está ofertando cargos. O governo está acertando os deputados. Essa conversa aconteceu em reunião na casa do presidente. Estão se vendendo. Nós não vamos aceitar", dizia Aliel.

Você viu?

"Não nos meça pela sua régua", gritava o deputado José Medeiros (Podemos-MT), integrante da base aliada do governo. Em seguida, o deputado tentou arrancar o microfone das mãos de Aliel e teve início um empurra-empurra no plenário.

Os microfones foram desligados durante a confusão e a sirene foi acionada para que os parlamentares corrigissem a postura – o que não se deu de imediato.

Assista ao vídeo da confusão na Câmara dos Deputados:


Após a confusão, o deputado Carlos Jordy pediu a palavra para rebater as afirmações de que o governo teria apromovido o que é conhecido no meio político como 'toma lá, dá cá'. "Se há algum recebimento de recursos para votar a favor da reforma da Previdência, que se prove. Porque nenhum de nós recebemos um centavo por isso", assegurou o governista.

Leia também: Maia cria comissão especial para discutir reforma da Previdência

O líder do PRB, deputado Jhonatan de Jesus (RR), assegurou que não participou de reunião sobre o suposto acerto do governo para aprovar a reforma na Câmara . “A matéria fala de 'líderes', mas eu não fui consultado”, declarou.

*Com informações da Agência Câmara

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!