Araújo diz que diplomacia com sangue e alma explica aproximação com EUA e Israel

Ministro das Relações Exteriores participou de encontro com intelectuais, ex-embaixadores e acadêmicos argentinos e falou também sobre ditaduras

Ernesto Araújo disse que ‘diplomacia com sangue e alma’ explica aproximação com EUA e Israel
Foto: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Agencia O Globo Politica
Ernesto Araújo disse que ‘diplomacia com sangue e alma’ explica aproximação com EUA e Israel

Em palestra no Conselho Argentino para as Relações Internacionais (Cari), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu a prioridade dada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) às parcerias com Estados Unidos e Israel e pregou, ainda, o fortalecimento das relações com a China.

Leia também: Embaixador do Brasil nos Estados Unidos é tirado do posto por Ernesto Araújo

De acordo com Araújo , que nesta quarta-feira (10) se reunirá com seu coontraparte de pasta argentino, Jorge Faurie, para definir a data de uma futura viagem do chefe de Estado brasileiro à Argentina, “as relações com EUA e China têm caráter diferente e devem se organizar de forma diferente. Muitas vezes as coisas que podemos fazer com um não podemos fazer com o outro… é preciso vencer os bloqueios mentais”.

"O que estamos tentando fazer (no Brasil) é desbloquear energias e ideias", disse o chanceler para uma plateia de intelectuais, ex-embaixadores e acadêmicos argentinos.

Araújo assegurou, ainda, que “a diplomacia sem sangue e sem alma não funcionou como parte de um projeto de país… o que tivemos foi um país que perdeu batalhas, a corrida tecnológica. Mas agora temos uma política determinada pelo presidente Bolsonaro que nos leva aos principais centros tecnológicos (do mundo) como EUA e Israel . Trata-se de recuperar o tempo perdido”.

Ao defender a relação com a Argentina, o chanceler afirmou que “precisamos um do outro para continuar recuperando esse tempo perdido”.

"Estamos tentando nos reconectar com o Ocidente democrático", frisou o ministro.

Leia também: Mourão diz que Jean Wyllys deveria ter ficado no Brasil: "Poderíamos protegê-lo"

Tentando mostrar-se familiarizado com a cultura argentina, Araújo referiu-se ao discurso de Bolsonaro no foro mundial de Davos como algo que poderia ter inspirado um conto do escritor Jorge Luis Borges, já que “deve ser o primeiro presidente que mencionou a palavra Deus” (em Davos).

Em outro momento da palestra, Araújo lembrou o filme “Tango, o exílio de Gardel”, do cineasta argentino Fernando “Pino” Solanas (há anos uma referência da esquerda política local).

"Nos anos 80 me lembro de ter assistindo “Tango, o exílio de Gardel”, não me lembro se era bom, mas falava da Argentina como uma grande nação inacabada… o Brasil é uma grande Nação inacabada, uma grande Nação que nunca chega a sê-lo. Estamos tentando agora com nossos modestos meios", afirmou o ministro.

Após a palestra, Araújo conversou com jornalistas brasileiros e argentinos e ao ser perguntado sobre a diferença entre as ditaduras que viveram ambos países respondeu, mas sem usar a palavra “ditadura”:

"A nossa experiência histórica é uma e a da Argentina é outra, o importante é que tem havido no Brasil a rediscussão de várias coisas sem a ideia de que a História é um quarto trancado com as coisas lá dentro sem que ninguém possa entrar. Sobretudo discutir fatos históricos, as percepções históricas a partir das realidades e não de palavras", ponderou.

"Golpe, não golpe? Depende como você define golpe, o importante é entender as circunstâncias, o que levou a um determinado movimento ou não. Não deixar a História fechada a chave, seja a História nacional ou mundial, não quero entrar em tema da História argentina, porque conheço pouco", acrescentou o ministro.

Leia também: Fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela não reduziu migração

Sobre a crise venezuelana, Araújo reiterou que o Brasil está “convicto” de que possível uma restauração da democracia sem que seja necessária uma ação militar.