Abraham Weintraub é economista e fez parte da equipe de transição do governo
Divulgação
Abraham Weintraub é economista e fez parte da equipe de transição do governo

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, por meio das redes sociais, que Abraham Weintraub substituirá o contestado Ricardo Vélez Rodríguez como ministro da Educação. O nome de Weintraub, que é economista e não tem experiência na área, surpreende especialistas, uma vez que a pasta era cobiçada por militares, olavistas e até pelo PSDB, que não faz parte da base do governo.

Leia também: Ricardo Vélez é demitido e se torna segundo ministro a cair no governo Bolsonaro

Abraham Weintraub fez parte da equipe que fez a transição do governo Temer para o governo Bolsonaro. Ele e o irmão Arthur, que é advogado especializado em Previdência, trataram do tema e ajudaram a montar a proposta da reforma. 

Os dois são muito próximos do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Abraham, inclusive, ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, o número dois dentro do ministério.

Ao anunciar Weintraub, Bolsonaro escreveu que o novo ministro "é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta."

No entanto, de acordo com o próprio currículo de Abraham Weintraub, o economista jamais fez doutorado. Na verdade, ele é mestre em Administração na área de finanças pela Faculdade Getulio Vargas, além de ser formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Você viu?

Atualmente, Weintraub é docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde leciona disciplinas relacionadas à economia.

O novo ministro foi conselheiro econômico de Luciano Huck quando o apresentador cogitou se candidatar ao Planalto. Após a desistência do global, ele e o irmão foram apresentados a Bolsonaro por Onyx e passaram a integrar o time de apoiadores do capitão.

"Diante de ameaças é necessário lutar pelo país em que se vive. Os venezuelanos descobriram isso muito tarde. Perderam o controle de sua pátria e hoje são colônia dos ditadores que controlam Cuba. São escravos", disse Abraham ao jornal O Estado de São Paulo , em agosto do ano passado.

"Esquerda ou direita, acho que é uma rotulação pobre. Somos humanistas, democratas, liberais, lemos a Bíblia (Velho e Novo Testamento) e a temos como referência", completou o agora ministro, sobre as posições dele e do irmão.

Leia também: Dez militares são presos por fuzilamento de carro de família no Rio

Os dois já se envolveram em polêmicas com os próprios alunos da Unifesp. Após um comunicado do diretório acadêmico dizendo que os alunos "repudiavam a associação de nosso corpo docente à pessoa do senhor Jair Bolsonaro, já que coloca em jogo o princípio da instituição, e de nossos valores em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada", os professores subiram o tom contra os estudantes em uma resposta escrita, ao afirmar que eles "puxavam a nota da universidade para baixo" e que não tinham conhecimento para "dar lição de moral"

"Ficamos muito indignados com a invasão de nossa vida pessoal. Foi patrulhamento ideológico puro, uma nota de repúdio à nossa liberdade. Fora do trabalho, nossa vida pessoal não diz respeito a ninguém. Não fizemos nada de ilegal, não utilizamos estrutura, dinheiro, e-mail, nada, absolutamente nada da Unifesp", disse Abraham Weintraub, que agora terá que lidar com um corpo muito maior de alunos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!