O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em mais uma polêmica. Uma declaração dada pelo capitão da reserva sobre beneficiários do programa Bolsa Família durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais na última segunda-feira (18) viralizou e gerou revolta.
Leia também: Bolsa Família terá pagamento de 13º em dezembro, confirma ministro da Cidadania
De acordo com Bolsonaro, uma pesquisa desenvolvida pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, constatou que crianças de 0 a 3 anos que fazem parte do Bolsa Família tem desenvolvimento intelectual muito inferior à média mundial.
"Ele [ Osmar Terra ] fez um levantamento com 3 mil família que recebem Bolsa Família. Pegou a garotada de 0 a 3 anos e acompanhou por algum tempo. Chegou-se a conclusão que o desenvovimento desses 'filhos do Bolsa Família' chegou a um terço da média mundial", disse o presidente.
Confira o trecho:
A declaração acabou ganhando tração nas redes sociais nesta quarta-feira (20) e gerou críticas de opositores do presidente. " Bolsonaro deprecia filhos de beneficiários do Bolsa Família, dizendo que eles são intelectualmente inferiores. Uma afronta à dignidade dessas família", escreveu o senador Randolfe Rodrigues.
Bolsonaro deprecia filhos de beneficiários do Bolsa Família, dizendo que eles são intelectualmente inferiores. Uma afronta à dignidade dessas famílias! E a ignorância do Presidente e de seus filhos, formados em escolas de elite, a que se deve? #BolsonaroEnvergonhaOBrasil pic.twitter.com/s3I06FDpbo
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) 21 de março de 2019
Já a deputada federal Maria do Rosário disse que há "farta evidência científica provando o contrário: o Bolsa Família reduz 58% a mortalidade infantil por desnutrição e impacta o desenvolvimento integral da criança."
Também foi compartilhado um estudo feito pelo governo em 2013, que afirma que alunos que recebem o Bolsa Família têm média de aprovação acima da média.
Leia também: Ministro confirma 13º do Bolsa Família e diz que medida custará R$ 2,5 bilhões
A fala do presidente não desagradou apenas os opositores. Nas redes sociais, muitas pessoas que se apresentaram como beneficiárias do programa também se ofenderam com a declaração de Bolsonaro.
Eu, quando criança, tive o benefício do bolsa família com minha mãe e meus irmãos.
— Betinho Casas Novas (@BetinhoCasas) 21 de março de 2019
Éramos de origem pobre, assim como muitos.
Nos ajudava muito no complemento da renda em casa.
Hoje, formado, ganhei seis prêmios com trabalhos de fotografias e jornalismo no país 😉 https://t.co/NVVFByJyKL
Sinto-me menos burro sendo filho do bolsa-familia do que se eu fosse filho do bolso https://t.co/o5ffS37giO
— Diário_De_Um_Trouxa 📖 (@JoanEdgley) 21 de março de 2019
Sou do nordeste, sei bem o valor do bolsa família para a inclusão das crianças na escola, sem esse auxílio, provavelmente muitos alunos estariam nas lavouras ou carvoarias. O bolsa família é falho em alguns sentidos, mas tem um propósito social sim. #BolsonaroEnvergonhaOBrasil
— codinome Tatu/🌷\ iniciativa Ciro 2022 (@Codinome_Tatu) 21 de março de 2019
A polêmica é apenas mais uma que o presidente se envolveu desde que assumiu o mandato. Por conta do desgaste, Bolsonaro viu sua aprovação despencar no mês de março. A pesquisa Ipobe divulgada na última quarta-feira (20), revelou que 34% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 24 % consideram o mandato ruim ou péssimo. O candidato do PSL venceu a eleição com 55% dos votos válidos.
Governo Bolsonaro vai ampliar o Bolsa Família
Apesar da fala polêmica sobre o programa, o governo de Bolsonaro tinha, como uma de suas metas na campanha, adicionar um 13º pagamento anual no Bolsa Família. Segundo o ministro Osmar Terra, citado por Bolsonaro no vídeo, a promessa será cumprida já neste ano.
O custo estimado da adoção da medida é de R$ 2,5 bilhões em 2019, e o ministro da Cidadania diz que “Está tudo certo, estamos negociando com o ministro [da Economia] Paulo Guedes. Uma parte virá do Orçamento, que será revisto, e a outra parte, menor, virá do pente-fino [no programa Bolsa Família ] que a gente quer aprofundar”, afirmou Terra.