Juiz Luiz Antônio Bonat assume hoje os processos da Lava Jato no Paraná

Substituto de Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba assume posto ocupado interinamente por Gabriela Hardt, que condenou Lula e prendeu Paulo Preto

Luiz Antonio Bonat assume a 13ª Vara Federal de Curitiba em substituição a Sérgio Moro
Foto: Divulgação/TRF-4
Luiz Antonio Bonat assume a 13ª Vara Federal de Curitiba em substituição a Sérgio Moro

O juiz federal Luiz Antonio Bonat , de 64 anos de idade, assume nesta quarta-feira (6) a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde são julgados os processos da Operação Lava Jato no Paraná.

Bonat deixa a 21ª Vara Federal da capital paranaense, especializada em ações previdenciárias, para assumir o posto deixado vago pelo ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Desde novembro, quando Moro aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (PSL), foi a  juíza substituta Gabriela Hardt quem esteve à frente da Lava Jato. A magistrada, de lá para cá, protagonizou breves discussões com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante audiência e  condenou o petista a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem no caso do sítio de Atibaia (SP). Hardt também autorizou a prisão preventiva do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira Souza, o Paulo Preto, apontado como operador de propinas do PSDB.

Ao assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba, Bonat recebe 30 ações penais já em andamento, algumas delas esperando apenas a sentença. É o caso do processo que trata do aluguel de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP) e da compra de um terreno para o Instituto Lula. Essa é a última ação contra o ex-presidente Lula que tramita em Curitiba. O petista ainda enfrenta outros processos em São Paulo e em Brasília.

Nascido em Curitiba, Luiz Antônio Bonat se formou em 1979 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ingressou na Justiça Federal em 1993, na 1ª Vara de Foz do Iguaçu. Também já passou por Curitiba e Criciúma, em Santa Catarina. 

Leia também: Defesa de Lula cria "teoria da conspiração" ao contestar sentença, diz Lava Jato

Com 25 anos de carreira,  Bonat  é o juiz federal com maior tempo de carreira em toda a jurisdição do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), que lançou o edital para o preenchimento da vaga deixada por Moro. Como a antiguidade é o principal critério de seleção, o nome dele já tinha sido definido no concurso interno de promoção antes da confirmação pelo conselho do TRF-4.