Foi divulgada na noite deste sábado (27) a última pesquisa Datafolha para presidente antes do segundo turno. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 55% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) soma 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: Bolsonaro tem 54% e Haddad, 46%, diz pesquisa Ibope
A última pesquisa Datafolha para presidente antes das eleições de domingo (28) indica distância um ponto percentual menor entre os dois candidatos do que a verificada no estudo anterior, divulgado no último dia 23. Naquela pesquisa, Bolsonaro aparecia com 56% das intenções de voto contra 44% de Haddad.
A proporção de 55% a 45% a favor do candidato do PSL se refere aos votos válidos, o que exclui os brancos e nulos e reproduz o mesmo cálculo feito pela Justiça Eleitoral para definir o resultado final de uma votação. Nos votos totais, Bolsonaro tem 47%, enquanto Haddad soma 39%. Brancos e nulos somam 8% e outros 5% não souberam responder.
Rejeição e nível de decisão
O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. Aos eleitores, o instituto perguntou: “Entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em:”. Os resultados obtidos foram:
Jair Bolsonaro : votaria com certeza (46%); talvez votasse (8%); não votaria de jeito nenhum (45%); não sabe (2%).
Fernando Haddad : votaria com certeza (38%); talvez votasse (9%); não votaria de jeito nenhum (52%); não sabe (2%).
A pesquisa ainda apontou o grau de decisão dos eleitores em relação ao voto. Quanto ao candidato do PSL, 94% dos entrevistados disseram estar totalmente decididos e apenas 6% disseram que ainda podem mudar de opinião. Quanto ao petista, os números são próximos: 93% e 7%, respectivamente.
Leia também: Atos em favor aos candidatos à Presidência ocorrem pelo país
Neste último Datafolha para presidente
, foram entrevistados 18.371 eleitores, de 340 municípios, nos dias 26 e 27 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a identificação BR-02460/2018.