Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra Fernando Haddad surgindo após eleitor teclar
Reprodução
Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra Fernando Haddad surgindo após eleitor teclar "1"

A Justiça Eleitoral desmentiu, por meio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), vídeo que tem circulado neste domingo (7) nas redes sociais em que a urna eletrônica supostamente sugere, de modo automático, o candidato Fernando Haddad (PT) logo após o eleitor teclar o dígito "1".

Em nota, o  TRE-MG garante que a "mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa". O tribunal sugere que, no vídeo em questão, alguém tenha digitado o restante do voto enquanto o autor da gravação exibe apenas a tela da urna eletrônica.

"A Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, 'auto completa' o voto para presidente é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela", diz a nota.

Leia também: Eleitores enfrentam problemas para votar, e presidente do STF evita 'furar fila'

O TSE explica ainda que os diferentes modelos de urnas eletrônicas processam o voto em velocidades diferentes. "A velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica", diz o texto.

"A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica", continua.

Por fim, a Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-MG também convidou um técnico em edição de vídeos para explicar que houve montagem na mensagem que viralizou nas redes sociais. Confira abaixo os dois vídeos.

Leia também: Eleitores de Bolsonaro levam armas para dentro da cabine de votação; assista

Primeiro, o vídeo em que a urna supostamente completa voto sozinha:



Agora, o vídeo em que técnico do TRE-MG explica montagem:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!