Eleição em Santa Catarina: Gelson Merísio (PSD) vai disputar o segundo turno com o Comandante Moisés
Reprodução
Eleição em Santa Catarina: Gelson Merísio (PSD) vai disputar o segundo turno com o Comandante Moisés

Os candidatos Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moisés (PSL) vão disputar o segundo turno da eleição em Santa Catarina para o cargo de governador do Estado. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral neste domingo (7), após apuração de 100% das urnas. A votação do segundo turno está agendada para o dia 28 deste mês.

Leia também: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad se enfrentam no segundo turno para presidente

Mais de 4,1 milhões de eleitores participaram da votação em todo o Estado neste domingo, número que equivale a 83,7% das mais de 5 milhões de pessoas que compõem o eleitorado do Estado. Merísio obteve 31% (mais de 1,1 milhão de votos) dos mais de 3,6 milhões de votos válidos registrados na  eleição em Santa Catarina , enquanto o candidato Comandante Moisés foi escolhido por 29,7% do eleitorado (mais de 1 milhão de votos).

Também foram contabilizados 23,2% de votos para Mauro Mariani; 12,7% para Décio Lima (PT); 2% para Camasão (PSOL). Os candidatos Portanova (Rede), Ingrid Assis (PSTU) e Jessé Pereira (Patriota) não chegaram a 1% dos votos válidos cada. Brancos e nulos somaram 15%.

Merísio Comandante Moisés já poderão retomar suas campanhas nas ruas e na internet, de olho no segundo turno da eleição, a partir desta segunda-feira (8). A propaganda eleitoral no rádio e na TV será reiniciada na sexta-feira (12).

Leia também: Quem é Fernando Haddad e quais suas propostas para governar

Os desafios para quem vencer a eleição em Santa Catarina

Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina será casa do novo governador de Santa Catarina pelos próximos quatro anos
Fotos Públicas
Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina será casa do novo governador de Santa Catarina pelos próximos quatro anos

De acordo com as últimas pesquisas, os grandes desafios que os candidatos vão enfrentar durante o mandato são saúde e educação.

Segundo o Ibope, 53% dos entrevistados pelo instituto disseram que o grande problema do Estado é a Saúde. Em segundo lugar, com 17%, vem a Educação. Considerando apenas o primeiro item escolhido pelo eleitor.

O top 10 fica completo com combate a corrupção, 7%; segurança pública, 6%; geração de empregos 4%. Depois são citados: agricultura (4%) e combate às drogas (2%). Com 1%, aparecem empatados a habitação, as estradas e rodovias, a assistência social, o saneamento básico, os impostos e taxas e o corte de custos do governo.

Leia também: Quem é Jair Bolsonaro e quais suas propostas para governar

O vencedor da  eleição em Santa Catarina toma posse no dia 1º de 2019 e seu mandato vai até 31 de dezembro de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!